Portadores de doenças autoimunes possuem direitos garantidos por lei, dentre eles temos diversos benefícios concedidos pelo INSS, confira:
5 benefícios do INSS para portador de doenças autoimunes
Portadores de doença autoimune que contribuem para o INSS e precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias podem solicitar o auxílio-doença.
1. Auxílio-doença
É necessário cumprir os seguintes requisitos: – Possuir qualidade de segurado; – Cumprir a carência mínima de 12 meses; e – Estar com uma incapacidade temporária para o trabalho a mais de 15 dias.
Em casos de total e permanente incapacidade devido a doença autoimune, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por invalidez,
2. Aposentadoria por invalidez
quando cumprir os requisitos de qualidade de segurado, carência mínima de 12 meses e comprovação da incapacidade total e permanente para o trabalho.
Caso a doença autoimune cause incapacidade, é possível solicitar o BPC para pessoas com deficiência, se cumprirem os requisitos de renda mínima e estejam inscritos no CadÚnico.
3. BPC/Loas
É um benefício do INSS destinado a pessoas com deficiência, incluindo portadores de doença autoimune, com limitações para trabalhar,
4. Auxílio-inclusão
renda inferior a dois salários mínimos e são empregados com carteira assinada, oferecendo um incentivo para sua inclusão no mercado de trabalho.
requer comprovação documental da deficiência, além de 15 anos de contribuição e a idade
5. Aposentadoria da pessoa com deficiência (por idade)
mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, possibilitando o acesso ao benefício para portadores de doença autoimune que preencham esses requisitos.