5 causas que podem te impedir de ter uma boa noite de sono

Descubra as principais causas que podem perturbar sua qualidade de sono.

Insônia: se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

O problema pode acontecer por falta de uma rotina para dormir, estar em um ambiente muito luminoso e barulhento, comer muito ou tomar bebidas energéticas à noite.

Apneia do sono: distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja excessivamente superficial ou ocorra parada completa da respiração por alguns segundos, ou minutos.

A apneia faz com que a pessoa não consiga atingir fases mais profundas do sono, e dificultando o descanso adequado. Esse distúrbio pode levar a problemas de saúde.

3. Sonolência excessiva durante o dia: pode ser provocado por situações que privam o sono adequado, como haver pouco tempo para dormir, sono interrompido várias vezes ou despertar muito cedo.

4. Sonambulismo: é mais comum em crianças que em adultos e tem mais chance de ocorrer em pessoas que tenham um histórico familiar.

Na maioria das vezes não é necessário qualquer tratamento, sendo que o quadro tende a diminuir a partir da adolescência.

Paralisia do sono: incapacidade de mover o corpo apesar da mente ativa, causada por falha na comunicação cérebro-músculos.

Sintomas incluem angústia, falta de ar e alucinações. Pode requerer tratamento com neurologistas ou psiquiatras.