Se enfrenta crise de ansiedade ou está quase tendo uma, estas dicas podem ajudar. no entanto, busque ajuda profissional preferencialmente.
1. Desvie sua atenção dos sintomas: pessoas que enfrentam crises de ansiedade frequentes reconhecem os sintomas ao surgirem. Contudo, esse reconhecimento
pode intensificar a ansiedade ao concentrar-se nos sintomas. Focar na respiração, por exemplo, ajuda a diminuir a importância dos sintomas e a reduzir sua intensidade.
2. Relaxe a musculatura: como uma resposta instintiva e imediata, durante uma crise, a pessoa tende a tencionar seus músculos, como se estivesse lutando pela própria sobrevivência.
3. Controle o ritmo da sua respiração: a hiperventilação é um desafio na ansiedade, causando respirações rápidas e superficiais, levando à sensação de sufocamento.
Controle isso preferencialmente antes da crise total. Respire profundamente, inspirando e expirando completamente.
4. Tente se distrair: no auge de um ataque de pânico, é comum uma enxurrada de pensamentos confluentes invadir a mente, intensificando o fardo emocional.
Para lidar com esse desafio, use estratégias como distrações externas. Isso pode envolver conversar com alguém ou se envolver em uma atividade que absorva a mente e desvie o foco do problema.
5. Utilize a imaginação guiada: visualizações orientadas são uma ferramenta valiosa para recuperar o controle em crises de ansiedade.
Imagine um espaço sereno, preenchendo-o com detalhes gradualmente, como pintar um cenário mental agradável. Isso pode reduzir o estresse e, consequentemente, diminuir a ansiedade.