5 motivos que podem fazer o BPC/LOAS ser negado

Existem algumas razões pelas quais um pedido de BPC/LOAS pode ser negado. É fundamental compreender

os motivos para poder tomar as medidas adequadas para reverter essa situação. Abaixo, listamos as principais razões que podem levar ao indeferimento do seu pedido:

1. Renda superior à exigida

Um dos principais requisitos é que a pessoa com deficiência ou o idoso, devem integrar um grupo familiar com renda inferior a 1/4 de salário mínimo por pessoa.

Logo, caso seja superior a 1/4 de salário, a pessoa poderá ter o BPC indeferido. Caso a renda seja de 1/4 de salário ou menos, ela estará apta a receber o benefício.

2. Não atende aos critérios de deficiência

Quando uma pessoa solicita o BPC por deficiência, ela deverá passar pelo médico perito do INSS que identificará a invalidez para a concessão do BPC.

Dessa maneira, caso não seja comprovado a invalidez de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, o benefício muito será provavelmente indeferido.

3. CadÚnico desatualizado

É fundamental que as famílias mantenham o CadÚnico devidamente atualizado para garantir que o BPC possa ser concedido após sua solicitação.

4. Vínculos de emprego em aberto

Como dissemos anteriormente, um dos requisitos para ter acesso ao BPC é ter uma renda inferior a 1/4 do salário mínimo.

Dessa maneira, caso seja identificado que existe um vínculo de emprego em aberto, a renda poderá ser comprometida e o BPC poderá ser negado.

5. Empresa aberta

Essa situação acaba aumentando e muito as chances de ter o seu Benefício de Prestação Continuada devidamente cancelado.