5 técnicas poderosas de memorização para você praticar agora

Se você está visa ter uma memória mais poderosa, existem técnicas poderosas que podem te ajudar, confira:

Fragmentação: trata-se de uma estratégia de memorização em que se agrupam itens para facilitar a lembrança. Embora nossos smartphones tenham assumido boa parte do

trabalho de memorização por nós, reter informações como o seu número de identificação fiscal ou uma lista de compras pode ser bastante útil no dia a dia.

Criar rimas: use rimas simples para associar nomes ou informações. Isso é semelhante às rimas da infância e pode ajudar a fixar detalhes de forma acessível.

Mnemônica ou aliteração: a mnemônica é semelhante à fragmentação e usa acrônimos ou siglas, como o SMART, para facilitar a memorização de listas ou conceitos complexos.

Se não conseguir criar um acrônimo, experimente um acróstico! A ideia é similar, mas, em vez de usar a primeira letra de cada palavra, você desenvolve um pequeno poema.

Técnicas de memorização visual

Se o aprendizado verbal não funciona, a preferência por visualização indica a necessidade de técnicas como criar imagens mentais, para melhorar a retenção.

Método dos loci: também conhecida como palácio da memória, envolve associar informações a objetos ou locais em lugares familiares,

como seu quarto, para melhorar a retenção de dados. À medida que você pratica, pode expandir esse “palácio” e usá-lo para armazenar informações de maneira eficaz.

Mapas mentais: são ferramentas muito úteis. Não apenas servem para sessões de debate criativo com a equipe, mas também são eficazes ao visualizar informações para uma lembrança posterior.