Com o envelhecimento, é natural ocorrer uma suscetibilidade a certas doenças, todavia conhecer quais são elas podem ajudar a evitá-las ou tratá-las.
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em idosos. Elas incluem condições como doença cardíaca coronária, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e arritmias.
Uma doença cada vez mais comum entre as pessoas da terceira idade é o mal de Alzheimer. A doença pode ser compreendida como uma espécie de demência, que avança de maneira progressiva, global e irreversível de funções cognitivas.
O diabetes é outra doença crônica comum entre os idosos. O aumento da resistência à insulina e a diminuição da produção de insulina pelo pâncreas podem levar a níveis elevados de açúcar no sangue.
As doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a pneumonia, são frequentes em idosos. A prevenção envolve evitar a exposição ao fumo, ambientes poluídos e substâncias irritantes.
As doenças osteoarticulares ou doenças dos ossos, como a osteoporose e a osteoartrite, são comuns em idosos e podem causar dor, limitações de movimento
e perda de independência. A degeneração das articulações e a perda de massa óssea são características dessas condições.
A doença renal crônica costuma atingir em grande parcela os idosos acima dos 65 anos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, de 30 a 50% das pessoas com essa doença são idosos.
Nota: lembre-se que é muito importante manter a qualidade de vida com uma alimentação saudável, atividade física e sempre realizar consultas médicas.