7 alimentos que nunca devemos dar para cães e gatos
Alguns tutores de animais compartilham comida com seus pets, mas alguns alimentos humanos são tóxicos para eles.
Desta forma, podendo causar problemas de saúde graves, dependendo da quantidade e sensibilidade do animal. Para manter seus animais seguros, evite os seguintes alimentos:
Uvas: representam um grave perigo para cães, mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação com sintomas como vômito, letargia e insuficiência renal.
Chocolate: é tóxico para cães e gatos devido à teobromina, podendo causar sintomas graves e até ser fatal, exigindo atendimento veterinário de emergência.
Café: assim como o chocolate, o café contém teobromina que pode intoxicar animais de estimação, tornando importante evitar que eles tenham acesso a ele.
Cebolas, cebolinhas e alho: são temperos amplamente usados na culinária pelos tutores e, devido ao seu sabor marcante, muitas vezes atraem o interesse dos pets.
No entanto, é crucial saber que esses ingredientes, independentemente de estarem crus, cozidos ou desidratados, são altamente tóxicos para cães e gatos.
Adoçante artificial (Xilitol): encontrado em produtos dietéticos e algumas frutas, pode causar sintomas graves em cães com apenas 0,15g/kg de ingestão. O tratamento veterinário é necessário.
Abacate: não é carne do abacate, mas o caroço, casca e folhas do abacate contêm a substância persina, prejudicial para cães, causando vômitos e diarreia.
Álcool: em bebidas como cerveja e vinho é tóxico para cães e gatos, causando depressão no sistema nervoso, com sintomas como falta de coordenação e até morte em casos graves.