7 alimentos que você come diariamente e causam perda de memória

Conheça os alimentos prejudiciais à memória e porque isso acontece.

Linha ondulada

1. Alimentos ultraprocessados: como biscoitos, embutidos, sorvetes e congelados — podem ser prejudiciais à saúde do cérebro.

Essa informação foi apresentada em um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity.

2. Alimentos fritos: a gordura saturada danifica a barreira hematoencefálica, sendo um complexo sistema de transporte que leva nutrientes ao cérebro.

3. Bebidas alcoólicas em excesso: prejudica a memória, função cognitiva e a saúde do Sistema Nervoso Central, afetando a comunicação entre neurônios e resultando na perda de células cerebrais.

4. Alimentos com gordura trans: como, por exemplo, pipoca de microondas, podem se tornar verdadeiros vilões para as funções do cérebro e memória. Um estudo publicado no

jornal científico Neurology, mostrou duas consequências de comer muita gordura trans, sendo: funções cognitivas afetadas; diminuição do volume total do cérebro.

5. Café: estudo da Universidade de Basel mostra que a ingestão regular da bebida pode afetar a massa cinzenta do cérebro, especialmente no lobo temporal medial direito, região ligada à memória.

6. Açúcar: um estudo realizado pela Universidade de Geórgia, identificou que a ingestão elevada de açúcar pode levar a problemas de cognição e redução do funcionamento cognitivo.

7. Queijo: alimentos com alto índice de gordura saturada acabam por danificar a memória, causando a inflamação do cérebro, além de prejudicar o hipotálamo.