Esta leitura é essencial para garantir que você ou um idoso da sua família esteja aproveitando todas as oportunidades.
Milhares de idosos brasileiros podem garantir a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Essa isenção acontece conforme legislação de cada município, ou seja, para garantir a utilização desse recurso, é necessário verificar se a prefeitura da sua cidade concede essa isenção.
Têm direito à gratuidade no transporte público coletivo e duas vagas gratuitas em transporte interestadual para aqueles com renda de até dois salários mínimos.
Os idosos podem garantir acesso à meia entrada em shows, teatro, cinema, entre outros, para isso é simples, basta apresentar um documento oficial com foto.
Os idosos possuem direito a atendimento preferencial, imediato e individualizado nos órgãos públicos e privados.
Devem receber totalmente de graça medicamentos de uso continuado, assim como próteses e recursos relacionados ao tratamento, reabilitação ou habitação.
Os idosos de baixa renda que não possuem contribuições ao INSS podem ter direito de receber o BPC que paga 1salário mínimo por mês. Para ter direito
ao BPC, basta se encaixar em duas regras: ter 65 anos ou mais, ou alguma deficiência, e ter uma renda de até um quarto de salário mínimo por cada integrante do grupo familiar.
Idosos têm prioridade em programas habitacionais e possuem proteção no limite de reajuste em planos de saúde, segundo a lei.