Estudos indicam que canhotos podem superar destras em certas atividades.
Pesquisas indicam que ser canhoto é determinado no útero, influenciado por cerca de 40 genes e outros fatores como cultura, ambiente pré-natal e acaso.
Curiosamente, os canhotos tendem a ter mais facilidade em algumas tarefas do que os destros, embora isso não signifique que os destros sejam incapazes nessas áreas. Confira alguns exemplos.
Expressão artística e musical: canhotos são tradicionalmente associados a habilidades criativas, com muitos artistas e músicos canhotos famosos.
Complexidade Cerebral e Criatividade: um estudo indicou que os homens canhotos tendem a se sobressair em pensamento divergente, gerando ideias novas e interessantes.
Ganhar dinheiro: estudos indicam que homens canhotos com formação universitária podem ter rendimentos maiores, embora pesquisas mais recentes sugiram uma variação nos ganhos.
Resolver problemas matemáticos: canhotos, particularmente adolescentes do sexo masculinos, tendem a ser melhores em resolver problemas matemáticos complexos.
Recuperar-se de um AVC: tendem a se recuperar mais rapidamente da fala e da negligência espacial após um AVC, devido à menor dependência do lado esquerdo do cérebro.
Criar arquitetura: há uma hipótese de que canhotos se destacam em arquitetura, possivelmente devido a uma melhor percepção e pensamento tridimensional.
Dirigir: pesquisas sugerem que canhotos podem ser motoristas mais seguros, causando menos acidentes, conforme estudo financiado pela Zebra, uma agência de seguros dos EUA.