7 desvantagens de ser de classe média no Brasil
Embora, seja importante destacar que as experiências individuais podem variar, hoje vamos apontar as desvantagens comuns.
1. Pressão financeira constante: enfrentam a pressão de manter um estilo de vida que, por vezes, pode estar na borda de suas possibilidades, incluindo despesas como alimentação e aluguel.
2. Acesso limitado a recursos financeiros: às famílias de classe média podem ter menos acesso a recursos financeiros significativos em comparação com as famílias de classe alta.
3. É a classe social que mais tem dívidas: é o grupo que mais se utiliza do crédito e que concentra o maior número de novos negativos, afinal muitas negativações estão atreladas ao cartão de crédito.
4. Não conseguem poupar: muitas vezes o orçamento está direcionado para despesas, além do pagamento pelos serviços de crédito, deixando pouco ou nenhum espaço para economias substanciais.
5. Insegurança com a fonte de renda: muitas famílias de classe média podem até ganhar bem, mas estão mais suscetíveis a flutuações econômicas.
6. Muitos financiamentos e parcelamentos: as famílias de classe média tentam ter tudo o que podem ter de melhor, como, por exemplo, um bom carro, uma boa casa, um bom passeio.
Contudo, essas conquistas só são possíveis a partir da utilização do crédito, com isso as dívidas mensais levam ao estresse financeiro e risco de endividamento.
7. Impostos mais significativos: a classe média muitas vezes enfrenta uma carga tributária significativa, e isso acaba acontecendo devido à estrutura de impostos no nosso país.
Embora, seja importante destacar que as experiências individuais podem variar, hoje vamos apontar as desvantagens comuns.