7 Documentos OBRIGATÓRIOS para receber o Auxílio-Doença
O primeiro passo para ter direito ao auxílio-doença é conhecer os seus requisitos. No total, o INSS exige três requisitos básicos para o segurado solicitar o benefício, aos quais são:
O principal requisito é ser segurado da Previdência, porém, ainda que você tenha parado de pagar, é possível continuar como segurado por algum tempo. É possível receber o auxílio-doença após cumprir estas 3 regras:
– Estar temporariamente incapaz de trabalhar; – É necessário estar na qualidade de segurado; – Ter no mínimo carência de 12 meses.
Nota! No caso da qualidade de segurado, ela vem com a carência mínima, ou seja, possui qualidade de segurado, todo aquele que possui as contribuições mínimas exigidas pelo INSS.
Documentos para pedir o auxílio-doença
Atualmente, está mais fácil comprovar as informações necessárias para conseguir a liberação do auxílio-doença, afinal, os dados e o histórico do trabalhador estão contidos no CNIS.
Neste sentido, vejamos a seguir a lista de documentos obrigatórios para solicitar o auxílio-doença: 1. Documento de identidade com foto e legível; 2. Número do CPF;
3. Carteira de trabalho ou carnês de contribuição e demais documentos que comprovem pagamento ao INSS;
4. Documentação relacionada ao seu tratamento, como, laudos, atestados, exames, relatórios, etc. Que serão analisados na perícia médica do INSS e que ajudarão na aprovação do pedido);
5. Para o empregado com carteira assinada: declaração da empresa informando a data do último dia trabalhado; 6. Comunicação de acidente de trabalho (CAT), caso a solicitação seja por acidente;
7. Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.