7 doenças psiquiátricas dão direito a benefício do INSS
Para ajudar aqueles que estão passando por essa situação, nos do meu valor digital explicará quais são as doenças psiquiátricas mais comuns no INSS e não se esqueça de sempre procurar o médico em caso de sintomas de qualquer doença.
Imagem por Freepik
Doenças psiquiátricas mais comuns entre os requerentes
De acordo o Instituto Nacional do Seguro Social, cerca de 37,8% dos benefícios solicitados por transtornos mentais estão relacionados a quadro depressivos, as doenças psiquiátricas mais comuns são:
– transtornos esquizoafetivos; – transtorno bipolar; – transtorno do espectro autista; – transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico, fobias, etc.); – transtornos devido ao uso de álcool; – transtornos depressivos; – transtornos obsessivos compulsivos
Benefícios do INSS para quem sofre de doenças psiquiátricas
Existem 3 benefícios do INSS destinado aos segurados que se encontram temporaria ou permanentemente incapaz de realizar suas atividades laborais e cada um deles requer seus próprios requisitos, sendo eles:
Auxílio-Doença: destinado ao segurado que se encontra incapaz para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos, será preciso estar na qualidade de segurado e ter o número mínimo de 12 contribuições.
Aposentadoria por invalidez: o segurado deve apresentar incapacidade total, permanente e insusceptível de reabilitação para o exercício de outra atividade, estar na qualidade de segurado e ter o número mínimo de 12 contribuições.
Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): esse benefício é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): esse benefício é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Perícia médica do INSS
Para obter qualquer benefício por incapacidade do INSS, sendo ela permanente ou não, o segurado deverá passar pela perícia médica do INSS. Por meio dela que o segurado saberá se possui ou não direito ao benefício disponibilizado pelo órgão.
É muito importante ao realizar a perícia ter consigo atestado ou laudo médico que comprove a doença, o tratamento indicado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade de trabalho.