Em um recente estudo publicado pela revista científica Neurology, pesquisadores do Centro Médico da Universidade do Mississípi,
nos Estados Unidos, perceberam o impacto de um conjunto de sete hábitos simples, na redução do desenvolvimento de demências, confira:
1. Permanecer ativo: engajar-se regularmente em atividades físicas, como caminhar, nadar ou esportes, para promover a circulação sanguínea, estimular o cérebro e manter o corpo saudável.
2. Adotar uma alimentação saudável: incluir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, além de reduzir o consumo de alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas.
3. Evitar o sobrepeso: evitar o acúmulo excessivo de gordura corporal, pois o excesso de peso pode aumentar o risco de várias condições de saúde, incluindo demência.
4. Não fumar: o tabagismo está associado a danos aos vasos sanguíneos e ao aumento do risco de doenças cerebrovasculares que podem levar à demência.
5. Manter a pressão arterial adequada: a hipertensão arterial não controlada pode prejudicar os vasos sanguíneos do cérebro e aumentar o risco de demência.
6. Controlar o colesterol: realizar exames de sangue regularmente para monitorar os níveis de colesterol e adotar medidas, como uma dieta saudável e exercícios físicos,
para manter o colesterol LDL (ruim) baixo e o HDL (bom) alto, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares que podem afetar o cérebro.
7. Controlar a taxa de açúcar no sangue: altos níveis de açúcar no sangue podem causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de problemas cognitivos.