8 coisas que a classe média do Brasil não pode mais pagar

O custo de vida no Brasil aumenta enquanto a renda da classe média permanece estagnada.

O futuro da classe média é incerto, com muitas famílias perdendo acesso a coisas que antes eram acessíveis, como:

Comprar um imóvel em um bairro nobre: tornou-se um privilégio para poucos devido à valorização imobiliária e ao desenvolvimento de bairros mais distantes.

Comprar um carro 0km: a compra de carros novos por classe média geralmente requer financiamentos de longo prazo e altas taxas de juros, impactando o orçamento familiar.

Planos de saúde com melhores coberturas: estão se tornando exclusivos para pessoas de renda mais alta, deixando a classe média com opções de cobertura mais limitadas.

Educação de alto padrão: instituições educacionais renomadas agora possuem mensalidades que excluem muitas famílias de classe média, limitando o acesso à educação de qualidade.

Tecnologia de ponta: a constante inovação tecnológica eleva os custos de dispositivos avançados, tornando-os menos acessíveis para muitas famílias.

Serviços pessoais diferenciados: serviços personalizados como decoração de interiores e planejamento de viagens estão se tornando luxos inacessíveis para muitos na classe média.

Produtos importados e de marcas famosas: tornaram-se menos acessíveis no Brasil devido ao alto custo do dólar e encargos de importação.

Renovar a mobília de casa: a renovação de mobília acontece somente quando estritamente necessário, refletindo a estagnação salarial e o aumento dos preços.