8 doenças mais mortais do mundo

Embora muitos associem as doenças mais letais a enfermidades dramáticas,

dados de 2019 da World Health Organization mostram que 74% das mortes, num total de 55,4 milhões de óbitos, foram devido a doenças não transmissíveis e condições crônicas.

1. Doença isquêmica do coração: a doença mais letal do mundo é a doença das artérias coronárias. Ocorre quando os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração ficam estreitados.

2. AVC: uma das principais causas de incapacidades de longo prazo. As pessoas que recebem tratamento dentro de 3 horas após um derrame têm menos chance de ficar com incapacidades.

3. Infecções respiratórias: uma infecção respiratória que inclui condições como gripe, pneumonia, bronquite e tuberculose, pode ser causada por vírus ou bactéria.

4. Doença pulmonar obstrutiva crônica: é uma condição pulmonar progressiva e de longa duração que torna a respiração difícil. Bronquite crônica e enfisema são 2 exemplos do problema.

5. Cânceres de traqueia, brônquios e pulmão: podem afetar qualquer pessoa, mas têm maior probabilidade de ocorrer em pessoas com histórico de tabagismo ou uso de tabaco.

6. Diabetes: descontrolada pode causar danos aos nervos e vasos sanguíneos. Isso pode levar a complicações, como cicatrização prejudicada de feridas, insuficiência renal e cegueira.

7. Doença de Alzheimer e outras demências: a doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência e responde por cerca de 60 a 70% dos casos.

8. Diarreia: é geralmente causada por um vírus ou bactéria intestinal transmitido via água, ou alimentos contaminados. É especialmente comum em áreas com más condições sanitárias.