No Brasil, a paixão pelos animais de companhia é algo que transcende fronteiras e gera números impressionantes.
Pensando nisso, conheceremos as vantagens de ter um cãozinho como companheiro, à luz da ciência, com informações embasadas em um artigo do American Kennel Club.
Cães combatem a solidão: ter um cão reduz a solidão, pois interagir com eles ajuda a combater o isolamento social, trazendo alegria ao coração.
Benefícios cardiovasculares: donos de cães têm menor risco de morte, pressão arterial mais baixa e menos estresse, melhorando a saúde do coração.
Reduzem o estresse: acariciar um cão reduz o estresse, diminui a pressão arterial e relaxa músculos, além de reduzir o cortisol, hormônio do estresse.
Apoiam em situações de crise: cães de serviço auxiliam veteranos com TEPT, reduzindo sintomas e melhorando habilidades de enfrentamento.
Promovem atividade física: ter um cão motiva a praticar mais exercícios, com donos caminhando cerca de 200 minutos a mais por semana.
Aumentam a atratividade: a presença de um cão pode tornar as pessoas mais simpáticas e atraentes, auxiliando na socialização.
Facilitam a interação social: cães tornam seus donos mais acessíveis, facilitando a formação de amizades e conexões em comunidades.
Cães podem ter efeito benefícios em idosos: os efeitos positivos dos cães em idosos são notáveis. Terapia com animais de estimação pode melhorar a função cognitiva.