Se acredita que só o Brasil e Portugal falam português, está equivocado. Há vários outros países com histórias semelhantes.
8 países onde se fala português além do Brasil
Os países que falam português, além do Brasil, são integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A seguir, vamos te contar quais são esses países.
Portugal: berço da língua portuguesa, com origens no latim trazido pelos romanos, diferenciou-se do galego no século XII, consolidando-se com a fundação da nacionalidade portuguesa.
Angola: a presença portuguesa se intensificou entre os séculos XIX e XX, com o português tornando-se língua de administração e educação após a independência em 1975.
Moçambique: recebeu os portugueses no final do século XV, mantendo o português como língua oficial após a independência em 1975, apesar da diversidade linguística.
Cabo Verde: colonizado no século XV, o português se estabeleceu como língua oficial, coexistindo com o crioulo cabo-verdiano após a independência em 1975.
Guiné-Bissau: com o português estabelecido como língua oficial após a independência em 1973, a língua crioula é mais utilizada no cotidiano.
São Tomé e Príncipe: colonizadas no século XV, mantiveram o português como língua oficial após a independência em 1975, influenciando as línguas locais.
Timor-Leste: após a colonização no século XVI, o português foi reafirmado como língua oficial junto ao tétum após a independência em 2002, com uso em governo e educação.
Guiné Equatorial: adotou o português como língua oficial em 2010 para integração na CPLP, apesar de seu uso limitado e da predominância do espanhol no cotidiano.