Oito palavras com Ç frequentemente escritas incorretamente com SS.
1. Excessão: o certo é exceção. Exemplo em uma frase: “Não há exceção para essa regra.” 2. Cansasso: o certo é Cansaço. Exemplo em uma frase: “O cansaço depois do trabalho é real.”
3. Pessa: o certo é Peça. Exemplo em uma frase: “Preciso de uma peça nova para meu carro.” 4. Messo: o certo é Meço. Exemplo em uma frase: “Sempre meço os móveis antes de comprar.”
5. Fasso: o certo é Faço. Exemplo em uma frase: “Eu faço meu próprio pão em casa.” 6. Suíssa: O certo é Suíça. Exemplo em uma frase: “A Suíça é famosa por seus chocolates.”
7. Presso: o certo é Preço. Exemplo em uma frase: “Verifiquei o preço online antes de comprar.” 8. Embassado: o certo é Embaçado. Exemplo em uma frase: “Meus óculos ficam embaçados no frio.”
Quando usar “ss”: Nas palavras que vêm de verbos que terminam em -gredir, como “agredir” que dá “agressão”, ou “regredir” resultante em “regressão”.
Em palavras que derivam de verbos terminados em -mitir, por exemplo, “demitir” leva a “demissão”, e “admitir” se transforma em “admissão”.
Em palavras formadas a partir de verbos que terminam em -ceder, como “ceder” que se torna “cessão”, e “retroceder” que vira “retrocesso”.
Quando usar “ç”: Em palavras de origem árabe ou tupi, como “açaí”, “caiçara” e “muçulmano”. Após ditongos em palavras como “louça”, “linguiça” e “feição”.
Em palavras que vêm dos verbos “ter” e “torcer”, como, “obter” que leva a “obtenção”. Palavras que terminam em -aça(o), -iça(o), -uça(o), como “barcaça”, “preguiça”.