8 palavras que falamos diariamente, mas falamos errado

Certas palavras são frequentemente usadas incorretamente na língua portuguesa devido a hábitos ou semelhanças fonéticas.

Frequentemente, palavras simples são pronunciadas erroneamente devido à influência do nosso círculo social, onde o uso incorreto pode se tornar aceito subconscientemente.

A seguir vamos te mostrar algumas das palavras mais comuns do nosso cotidiano que, comumente, as pessoas acabam falando errado, mas muitas vezes, não por não saberem a forma certa.

1. Compania: muitas pessoas se confundem ao escrever essa palavra, mas a grafia correta é “companhia”, com “nhia” no final, sem substituir por “nia”.

2. Reinvindicar: a tendência é adicionar um “n” desnecessário, resultando em “reinvindicar”. No entanto, o correto é “reivindicar”, sem esse “n”.

3. Asterístico: o símbolo popular entre as letras possui um nome complicado. O termo correto é “asterisco”, sem um “í” extra após o “s”.

4. Vasculante: embora soe correto, a forma correta de se referir a este tipo de janela é “basculante”, com “b”.

5. Sombrancelha: a versão errada é mais sonora, mas a correta é “sobrancelha”, sem o “m” que induz à pronúncia errada.

6. Emponderar: A palavra correta é “empoderar”, sem o “m” após o “e”. 7. Berruga: conforme consta no dicionário, o termo adequado para a protuberância cutânea é “verruga”, com “v”.

8. Guspe: a versão errada pode até ter uma sonoridade forte, mas a forma correta para se referir ao ato de expelir saliva é “cuspe”, com “c”.