Se você gosta de congelar seus alimentos, saiba que existem alguns deles que não devem ser congelados, confira quais são eles.
1. Comestíveis enlatados: alimentos enlatados são projetados para durar, mas ao guardar sobras, transfira-os para um recipiente adequado antes de congelar para preservar a qualidade.
2. Laticínios, como iogurtes: a gíria culinária “deslaçar” é o que ocorre quando você congela laticínios, resultando numa textura granulada. Melhor deixá-los refrigerados.
3. Massas já preparadas: congelar uma massa após cozida pode resultar numa consistência pegajosa e insípida, por conta da água retida nas massas.
4. Molhos à base de amido: molhos como o bechamel, quando congelados, podem separar seus componentes e, ao descongelar, não voltarão à textura original.
5. Frutas e vegetais com alta concentração de água: melancia ou vegetais como pepino podem ficar com textura esponjosa ao serem descongelados. Se a intenção for fazer sucos o congelamento é viável.
6. Queijos macios: aquele queijo da Serra ou chévre que sobrou não deve ir ao congelador. Eles podem alterar tanto a textura quanto o sabor ao serem descongelados.
7. Carnes previamente descongeladas: descongelar carnes à temperatura ambiente pode permitir o crescimento de microrganismos. Se não for cozinhada imediatamente, pode não ser seguro recongelá-la.
8. Café, em grãos ou moído: o frio extremo pode retirar o aroma e sabor vibrantes do café. Mantenha-os em um lugar fresco e ao abrigo da luz.
9. Ovos inteiros: ao congelar, o líquido interno pode expandir-se e fazer a casca rachar, aumentando o risco de contaminação.