9 documentos obrigatórios para levar a perícia médica do INSS
Caso você tenha o interesse de solicitar a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, a primeira coisa a se fazer é agendar a perícia médica do INSS.
O agendamento da perícia médica pode ser efetuado através da central telefônica do INSS, através do n.º 135, ou também pela plataforma online e aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Vale lembrar que o agendamento pela internet, seja pelo site ou aplicativo do INSS, costuma ser bem mais rápido, porque você já sabe exatamente o que está fazendo.
Atenção! Não é raro ocorrer erros nos agendamentos da perícia médica do INSS quando o mesmo foi feito pela central telefônica 135, sendo assim, recomendamos que faça pelo Meu INSS.
Documentos obrigatórios para a perícia médica
Confira a seguir a documentação básica obrigatória para você levar no dia da sua perícia médica: – documento de identidade e o CPF; – comprovante de residência;
– carteira de trabalho; – carnês de contribuição (a GPS — Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI.
Além disso, obrigatoriamente você deverá levar os seguintes documentos que comprovem sua condição: – laudos médicos; – exames; – atestados; – receitas médicas.
Dica! Todos os documentos que comprovam sua doença ou acidente devem ser levados atualizados, pois o médico perito poderá falar que quer avaliar sua condição atual e não a antiga, caso leve documentos com mais tempo.
Leve tudo, documentos antigos e principalmente atualizados para mostrar o seu histórico e sua condição atual.