9 empregos populares nos anos 90 e 2000 que não existem mais

Muitas vezes, não percebemos como o mundo e as profissões evoluem e se adaptam rapidamente.

Operador de telex: profissional que transmitia mensagens em uma rede de teleimpressores, substituído pelo e-mail e comunicação digital.

Atendente de videolocadora: empregado de locais que alugavam filmes em mídias físicas, ofício extinto com a ascensão do streaming.

Revelador de fotos: especialista em transformar negativos em imagens, uma profissão em declínio devido às câmeras digitais e smartphones.

Datilógrafo: indivíduo que digitava textos em máquinas de escrever, substituído por computadores e softwares de edição de texto.

Operador de pager: responsável por gerenciar comunicação via pagers, obsoleto após a popularização dos celulares e smartphones.

Operador de vídeo cassete profissional: técnico em manuseio de VHS para edição e reprodução, superado pela tecnologia digital.

Montador de Fotolito: trabalhador chave no processo de impressão gráfica usando fotolitos, ofício ultrapassado pela impressão digital.

Operador de orelhão: supervisor de cabines telefônicas públicas e vendas de fichas, função desaparecida com a prevalência dos celulares.

Transcritor de fitas: especialista em converter áudio em texto, uma demanda reduzida por avanços em softwares de reconhecimento de voz.