9 mudanças que acontecem no nosso corpo conforme envelhecemos

O corpo humano vive em constante transformação, fato esse que podemos perceber a medida como vamos envelhecendo.

1. Coração: com o envelhecimento, veias e artérias endurecem, aumentando o risco de problemas cardíacos. Dieta equilibrada e atividade física mantêm a saúde do coração.

2. Ossos, músculos e articulações: com o tempo, ossos, músculos e articulações enfraquecem, aumentando o risco de fraturas. Exercícios e dieta rica em cálcio fortalecem o sistema musculoesquelético.

3. Sistema digestivo: com o envelhecimento, a digestão e deglutição podem desacelerar devido à fraqueza do esôfago e menor eficiência das enzimas digestivas, resultando em complicações.

4. Rins e trato urinário: os rins, responsáveis pela filtragem de impurezas do sangue, podem sofrer com a perda de eficiência à medida que envelhecemos.

5. Cérebro e sistema nervoso: envelhecimento diminui o número de células cerebrais, levando a lapsos de memória, mas o cérebro se adapta, fortalecendo conexões, resultando em reflexos mais lentos.

6. Visão: o envelhecimento afeta nossos olhos de várias maneiras, tornando mais complicado o processo de ver objetos próximos ou detalhes em ambientes mal iluminados.

7. Audição: a exposição prolongada a sons altos pode prejudicar a audição na velhice, dificultando em distinguir sons agudos e em ambientes barulhentos.

8. Pele, cabelo e unhas: com o envelhecimento, a pele pode ficar enrugada, cabelo e unhas mais frágeis e com crescimento mais lento, enquanto o cabelo adquire um tom mais cinzento.

9. Peso corporal: com o envelhecimento, o metabolismo desacelera, aumentando o ganho de peso devido à menor queima de calorias.