9 palavras sem acento que todo mundo erra e escreve com

Devido à complexidade do português, escrevemos frequentemente errado palavras de uso comum.

1. Item (e não ítem) Explicação: item é uma palavra paroxítona e, regra geral, não é acentuada graficamente. Exemplo em uma frase: Leia o quinto item do regulamento. Esta lista tem quantos itens?

2. Proibido (e não proíbido) Explicação: é uma palavra paroxítona e não deve ser escrita com acento, apesar de formada por hiato. Exemplo em uma frase: Diz na placa que é proibido estacionar?

3. Gratuito (e não gratuíto) Explicação: é uma palavra paroxítona com a sílaba “tui” como tônica e não deve receber acento. Exemplo em uma frase: estou procurando um curso gratuito.

4. Rubrica (e não rúbrica) Explicação: apesar de frequentemente pronunciada com tonicidade na sílaba “ru”, rubrica é uma palavra paroxítona. Exemplo em uma frase: Por favor, faça uma rubrica.

5. Recorde (e não récorde) Explicação: é uma palavra paroxítona, embora seja pronunciada como se fosse uma palavra proparoxítona. Exemplo em uma frase: Aquele filme foi um recorde de bilheteria.

6. Pudico (e não púdico) Explicação: Pudico é uma palavra paroxítona, com a sílaba “di” como tônica. Exemplo em uma frase: Ela interrompeu a conversa com um gesto pudico.

7. Ali (e não alí) Explicação: palavras terminadas em -i são naturalmente oxítonas e não recebem acentuação gráfica. Exemplo em uma frase: Será que ele foi por ali?

8. Raiz (e não raíz) Explicação: palavras terminadas em -z são naturalmente oxítonas e não recebem acentuação gráfica. Exemplo em uma frase: Ainda não conseguimos encontrar a raiz do problema.

9. Higiene (e não higiêne) Explicação: ocorre ao estabelecer um paralelismo com a palavra higiênico; no entanto, higiene é uma palavra paroxítona. Exemplo em uma frase: Nossa! Que falta de higiene!