Áreas que mais contratam para vagas temporárias no final do ano

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), em 2023, foram abertas cerca de 470 mil vagas temporárias,

representando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2022. A expectativa para 2024 não muda e deve haver aumento na contratação de novos trabalhadores.

Aceitar uma vaga temporária no fim do ano pode levar à efetivação, mas especialistas recomendam focar no ganho extra, já que não há garantias.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que, só em 2022, cerca de 12 mil trabalhadores temporários foram efetivados ao término de seus contratos.

Setores que mais contratam no fim do ano Durante o fim de ano, alguns setores se destacam quando o assunto é contratação de temporários. Veja alguns dos que mais contratam:

Comércio: com o aumento das vendas, lojas e shoppings precisam de reforços. Vagas como vendedor, operador de caixa e estoquista são muito comuns nessa época.

Logística: a demanda por profissionais de logística aumenta, especialmente motoristas e operadores logísticos, essenciais no transporte e distribuição de mercadorias.

Indústria: as fábricas contratam temporários para suprir a demanda, com vagas para operadores de máquinas, ajudantes gerais e técnicos de manutenção.

Construção Civil: a construção civil oferece oportunidades temporárias ao longo do ano, especialmente para pedreiros, serventes e cargos relacionados.

Serviços Gerais: áreas como limpeza e segurança também precisam de reforços durante as festas, principalmente em shoppings e grandes centros comerciais.