As profissões que abrem as portas para conseguir emprego na Suíça
Segundo o relatório EURES, a Suíça enfrenta falta de profissionais qualificados em 41 áreas.
Para lidar com uma escassez de mão de obra sistêmica, o governo suíço publica anualmente uma lista de ocupações com escassez de trabalhadores estrangeiros qualificados.
A lista é compilada com base em critérios como baixas taxas de desemprego em ocupações, bem como o aumento de vagas de emprego e dificuldades de preencher essas vagas.
A tão aguardada lista de escassez de trabalhadores na Suíça já foi lançada e o Meu Valor Digital compilou as principais atividades, que tendem a ter mais oportunidades para os brasileiros. Confira:
1. Enfermeiros 2. Médicos generalistas e especialistas 3. Dentistas 4. Fisioterapeutas 5. Outros profissionais de saúde
6. Programadores 7. Desenvolvedores de software 8. Analistas de sistemas 9. Engenheiros ambientais 10. Engenheiros civis
11. Outros engenheiros 12. Advogados 13. Professores de necessidades especiais 14. Professores de idiomas 15. Contadores
No primeiro trimestre de 2024, a Suíça teve quase 6.400 vagas abertas para enfermagem, tornando-a a profissão mais demandada no país.
Um estudo da Universidade de St. Gallen apontou uma escassez crescente de habilidades na Suíça, que deve piorar com a aposentadoria dos Baby Boomers.
Segundo cálculos do Instituto Gottlieb Duttweiler (GDI), mesmo com 50 mil profissionais qualificados chegando por ano, a Suíça terá 400 mil cargos sem preenchimento até 2030.