AVC: 6 sinais de alerta do Acidente Vascular Cerebral
Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um termo usado para descrever um tipo de acidente vascular que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido.
Isso pode ser causado por um coágulo sanguíneo (AVC isquêmico) ou um sangramento (AVC hemorrágico). O AVC pode causar danos permanentes no cérebro, dependendo da área afetada e da gravidade.
Existem fatores de risco que podem aumentar as chances de um indivíduo sofrer um AVC incluem hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto, doenças cardíacas, uso de drogas ilícitas, histórico familiar de AVC, idade avançada e obesidade.
É muito importante que você conheça os sinais de um AVC, por ser preciso buscar ajuda médica com urgência em qualquer sinal do problema, mesmo que os sinais pareçam ir e vir ou que desapareçam completamente.
6 sinais de alerta do AVC Isquêmico
Não conseguir ou falar com dificuldade e não entender o que os outros estão dizendo; Paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, em apenas um lado do corpo;
1. 2.
Dor de cabeça súbita e muito forte; Tontura que pode ser acompanhada por vômitos; Perda da coordenação motora; Visão turva ou perda de visão em um, ou ambos os olhos.
3. 4. 5. 6.
5 sinais de alerta do AVC Hemorrágico
Fraqueza ou perda de sensibilidade; Alteração na fala; Visão turva em um dos olhos;
1. 2. 3.
Perda de coordenação motora ou equilíbrio; Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.
4. 5.
Diferença entre AVC isquêmico e AVC Hemorrágico
A diferença é que o AVC hemorrágico é um tipo de AVC que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, liberando sangue dentro ou ao redor do cérebro.
Já o AVC isquêmico é a forma mais comum de AVC que ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ambos resultam em danos ao tecido cerebral e em qualquer sinal a pessoa precisa procurar ajuda médica com urgência.