Bolsa Família: cuidado este motivo pode te excluir do programa
O Ministério do Desenvolvimento Social, divulgou em nota que cerca de 1,5 milhão de famílias que fazem parte do programa social de distribuição de renda, o Bolsa Família, foram excluídas da folha de pagamentos deste mês de março.
A exclusão de um milhão e meio de beneficiários do Bolsa Família faz parte de uma revisão cadastrada adotada pelo Governo Federal, que busca coibir cadastros irregulares, além de abrir margem para ser possível incluir novas famílias para o programa social.
Dessa forma, através do processo de revisão do Bolsa Família, o governo poderá garantir que somente famílias que fazem jus ao programa social sejam beneficiadas. A revisão por sua vez está ocorrendo através das bases de dados do CadÚnico.
O CadÚnico é a plataforma utilizada pelo governo federal para identificar quais são as famílias de baixa renda do país, para que assim realizem o direcionamento de programas sociais para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Revisão do CadÚnico
O trabalho de revisão do Cadastro Único se concentra em duas frentes, sendo elas: a renda e a composição familiar. Para verificação da renda é realizado o cruzamento de dados com outras bases do governo, como o CNIS.
Segundo estimativa preliminar, cerca de 16,6 milhões de inscrições na plataforma do CadÚnico precisam de correção nos dados relacionados à renda.
Vale lembrar que esse número não diz respeito apenas a beneficiários do Bolsa Família, mas sim de todo o sistema.
No caso da verificação da composição familiar, o governo federal conta com o apoio dos municípios para ser possível apurar as informações. O ministro Wellington Dias reforça que o CadÚnico só estará totalmente atualizado até o final de 2023:
― Estamos agilizando, com empenho para tratar da averiguação da parte que tem chance de mais irregularidades.