Cães podem detectar câncer em humanos, entenda

Linha ondulada

Se os cães já são utilizados há décadas para detectar o cheiro de substâncias explosivas e narcóticos, e agora com a tese de que podem detectar o câncer, naturalmente os cachorros

Linha ondulada

Conforme pesquisas realizadas em Universidades norte-americanas, já foi confirmado que os cães conseguem detectar alguns tipos de câncer pelo olfato, como, por exemplo, o câncer de pulmão, próstata, ovário, intestino e melanomas.

Linha ondulada

podem ser treinados para detecção de tumores em humanos. Conforme pesquisas realizadas em Universidades norte-americanas, já foi confirmado que os cães conseguem

Linha ondulada

detectar alguns tipos de câncer pelo olfato, como, por exemplo, o câncer de pulmão, próstata, ovário, intestino e melanomas. Da mesma forma como ocorre em outras doenças,

Linha ondulada

o câncer possui marcadores detectados em fluidos humanos. Logo, os cães podem ser treinados para detectar a presença desses compostos na pele, urina, fezes, hálito, suor dos pacientes, etc.

Linha ondulada

Nos estudos realizados em que utilizam os cães para detecção da doença, os resultados têm se mostrado muito eficientes, tendo em vista que os cães conseguem detectar substâncias em concentrações mínimas — mais especificamente partes por bilhão.

Vantagem dos cães no diagnóstico

Linha ondulada

Muitas pessoas podem agora se perguntar para que utilizar os cães para a detecção de doenças como o câncer.

Linha ondulada

Mas a explicação é mais simples do que se imagina. E ocorre porque, o diagnóstico com ajuda dos cães facilita a detecção da doença mais rapidamente, e de forma não invasiva.

Linha ondulada

Os cães treinados para detectar a doença poderiam ser facilmente levados para atender a esta finalidade em diferentes comunidades mais precárias, onde exames costumam não fazer parte da rotina das pessoas.

Linha ondulada

Além disso, os cães treinados poderiam auxiliar também, pessoas que não gostam de sair de casa, possuem dificuldades de locomoção ou ainda que possuem aversão a hospitais.