Depois de quantas faltas no trabalho posso ser demitido?
Antes de nos aprofundarmos nessa situação, é importante lembrar que uma falta ou outra no trabalho não gera o direito de demissão do trabalhador.
Como dito anteriormente, imprevistos acontecem na vida de qualquer pessoa, logo, se ausentar em algum dia devido a algo não planejado é natural.
Todavia, caso não seja possível comprovar essa ausência, como quem ficou doente e pode apresentar o atestado médico, a pessoa poderá ter o dia ausente descontado do salário.
Entretanto, conforme a legislação trabalhista, a demissão por faltas injustificadas deve ocorrer apenas após 30 dias de ausência consecutiva do trabalhador.
Isso porque quando se completa 30 dias de faltas consecutivas, o mesmo se configura como abandono de empregado, o que permite que a empresa demita o trabalhador por justa causa.
Contudo, apesar da lei determinar que são necessários 30 dias de faltas consecutivas para o trabalhador poder ser demitido por justa causa, inúmeras faltas sem justificativa podem levar a penalidades.
Isso porque, quem se ausentar diversas vezes no decorrer do mês ou meses pode deixar claro que não tem comprometimento com o seu serviço, o que também pode levar a uma demissão por justa causa.
Sendo assim, é importante esclarecer que, muitas faltas injustificadas no decorrer dos meses podem levar a demissão por justa causa, assim como se ausentar por mais de 30 dias.
Caso você falte uma vez ou outra não poderá ser demitido por suas faltas, o que poderá ocorrer é do empregador ter o interesse em encerrar o seu contrato de trabalho, mas devendo pagar todos os seus direitos.
Mas fique tranquilo, caso você seja comprometido com seu trabalho, e acabe faltando uma vez ou outra em situações muito específicas, você não correrá o risco de ser demitido, no máximo ter o dia ausente sem justificativa descontada do salário.