Descubra como saber se sua placa foi clonada

Quando um veículo possui sua placa clonada, normalmente esse veículo é chamado de carro dublê, afinal, o objetivo desse carro é ser exatamente igual ao seu, para poder andar disfarçado e sem riscos de ser pego.

Seta

Dessa maneira, normalmente os criminosos acabam escolhendo como dublê, automóveis do mesmo ano, mesmo modelo e cor original, de modo a dificultar ainda mais a identificação do crime.

Vale lembrar que apesar dos veículos dublês serem aqueles que normalmente se utilizam de placas clonadas, existem também outras possibilidades de fraude de cadastro de veículos, como:

Falsificação da documentação; Alteração de chassi; Alteração nos caracteres de identificação do motor.

Como saber se meu carro foi clonado?

Infelizmente é muito difícil descobrir se o seu veículo foi clonado, você só conseguirá descobrir essa questão caso chegue alguma multa que você não conheça, e que muito provavelmente aconteceu em um local ou hora que você desconhece.

Seta

Segundo informado pelo delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), João Paulo Pisto, ao suspeitar que o seu veículo foi clonado ou é o próprio veículo clonado, você deve ir imediatamente à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

“Após o registro, a recomendação é que a vítima vá ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para fazer abertura de defesa para o carro ser vistoriado para ser comprovada a originalidade”, orienta o delegado.

Caso você tenha adquirido um carro clonado, caberá uma ação judicial para determinar a troca do veículo, podendo ainda requerer uma indenização por danos morais e matérias contra o vendedor, caso o mesmo tenha agido na má-fé.

Vale lembrar também que no site do Detran do seu estado, é possível consultar e verificar informações quanto a possíveis restrições, impedimentos e demais informações relacionadas ao seu veículo.