A contribuição mensal do MEI para o INSS é calculada com base em 5% do salário mínimo vigente, logo, sempre que o piso nacional é reajustado a contribuição do MEI também passa por reajuste.
Por isso, todo início de ano, o valor do DAS MEI acaba subindo um pouco. Vale lembrar que como a contribuição do MEI é referente a 5% do salário mínimo, o microempreendedor que vai se aposentar recebe somente um salário mínimo.
Entretanto, existe uma excelente oportunidade para que o MEI possa complementar com 15% a quantia a ser paga ao INSS, como consequência, é possível se aposentar com valor superior a um salário mínimo.
O pagamento complementar para que o MEI se aposente com valor acima de um salário mínimo, precisa ser feito através da Guia da Previdência Social (GPS), que pode ser encontrada até mesmo em papelarias.
Para isso, é importante lembrar que é necessário emitir a guia GPS e inserir o código 1910, que diz respeito à complementação mensal do MEI, assim como inserir o valor do recolhimento.
Além da GPS em papel, é possível emitir a Guia da Previdência Social pela internet, o processo é super simples, vejamos: - Acesse a página de emissão da GPS;
– Clique em Iniciar; – Na próxima página você deve escolher se é um contribuinte “anterior a 1999” ou “a partir de 1999”;
– Selecione sua categoria: Contribuinte individual (com renda) no caso do MEI; – Anote o código de contribuição, pois você precisará dele no futuro;
– Insira seu número de cadastro na Previdência PIS/PASEP/NIT; – Clique em Confirmar e pronto, guia gerada.