MEI 2025 deixará de fora 15 profissões; veja quais são elas

Para quem deseja abrir um CNPJ, o MEI é a melhor opção..

Apesar de ser um modelo vantajoso que abrange a maioria das atividades, algumas exceções não podem abrir CNPJ como MEI.

Para se formalizar como MEI, é preciso faturar até R$ 81 mil anuais e contratar no máximo um funcionário com salário mínimo ou piso da categoria.

Além dessas e outras regras, algumas atividades não se enquadram no MEI, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal.

Assim, muitas profissões ficam fora do MEI por serem consideradas atividades intelectuais pela legislação brasileira, diferenciando-se das atividades empresariais.

Atividades empresariais visam lucro, enquanto as intelectuais, de natureza científica, artística ou literária, focam na criação individual e não diretamente no lucro.

Assim, profissões ligadas à ciência, literatura ou arte não são classificadas como empresariais e, portanto, não têm acesso ao MEI.

Profissões classificadas como atividades intelectuais não possuem registro no CNAE e, por isso, não podem abrir MEI, precisando optar por regimes, sendo elas:

1. Advogados 2. Arquitetos e Urbanistas 3. Psicólogos 4. Médicos 5. Dentistas 6. Nutricionistas 7. Engenheiros

8. Contadores 9. Jornalistas 10. Consultores em áreas técnicas 11. Veterinários 12. Publicitários e Profissionais de Marketing