Nova convocação das famílias pode bloquear o seu Bolsa Família

O Bolsa Família é hoje o principal programa social do Governo Federal. No total, mais de 21 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade podem receber no mínimo R$ 600 de ajuda mensal do governo.

Linha ondulada

Entretanto, este ano o governo começou uma grande operação pente-fino para filtrar e identificar quais famílias de fato fazem jus ao recebimento do Bolsa Família e quais famílias não possuem direito, mas estão burlando as regras.

Dessa maneira, milhares de famílias estão sendo convocadas para realizar a atualização cadastral e garantir o contínuo recebimento do benefício.

Para muitos a atualização pode ser feita de maneira online através do aplicativo do CadÚnico, já para outros é necessário o atendimento presencial.

Alvos do pente-fino

Estão na mira do novo pente-fino do Bolsa Família, principalmente as famílias unipessoais, ou seja, pessoas que vivem sozinhas. Isso porque nos últimos meses houve inúmeras inscrições deste grupo familiar.

Linha ondulada

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o objetivo é fazer com que as pessoas atualizem as informações no CadÚnico, de modo a comprovar que estão dentro de todas as regras necessárias para receberem o Bolsa Família.

Para identificar se você caiu no novo pente-fino, basta verificar o aplicativo do Cadastro Único e também as SMS recebidas em seu celular, pois a notificação foi enviada por estes canais.

Quem foi convocado precisa correr para atualizar os dados cadastrais e informações solicitadas de modo a continuar recebendo o benefício nos próximos meses. Caso ignorem a convocação, terão o Bolsa Família cancelado.