Os 5 países mais antigos do mundo

O Brasil é um país relativamente novo, no dia 22 de abril, comemorou apenas 524 anos.

O que pode parecer muito quando pensamos em números absolutos, na verdade, não é nada, principalmente comparado aos países mais antigos do mundo.

Alguns países têm séculos de história, marcados por civilizações, mudanças culturais e momentos que refletem a evolução da humanidade.

Alguns países são tão antigos que perseveraram a mudanças de línguas, costume, civilizações, guerras, que deixaram marcado grande parte do desenvolvimento da humanidade.

E justamente por isso, decidimos contar quais são os 5 países mais antigos do mundo e entender quantos anos de história cada um deles possuí.

1. Egito: com mais de 5 mil anos de história, o Egito é conhecido pela civilização que prosperou no Rio Nilo, imortalizada nas pirâmides de Gizé, na Esfinge e nos templos de Luxor.

2. Irã: com mais de 6 mil anos, o Irã, antiga Pérsia, abrigou grandes impérios como o Aquemênida e influenciou a Era de Ouro Islâmica com sua riqueza cultural.

3. Índia: berço de civilizações há mais de 5 mil anos, a Índia contribuiu com avanços como o sistema decimal, o conceito de zero e sua diversidade cultural e religiosa.

4. Armênia: com mais de 3 mil anos de história, a Armênia abriga vestígios neolíticos e superou desafios como o Genocídio Armênio, mantendo sua identidade cultural.

5. Iraque: conhecido como o “Berço da Civilização”, o Iraque possui mais de 5 mil anos de história, com civilizações como os sumérios e babilônios, que marcaram avanços na escrita e governança.