Os países que menos trabalham no mundo

Se você acha que a jornada de trabalho no Brasil é extensa, vale a pena conhecer alguns desses países.

Um estudo da Universidade de Cambridge indica que uma carga horária menor aumenta a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores. Essa relação se aplica em diversos países.

A carga horária de trabalho varia conforme a profissão, pois algumas ocupações exigem mais horas, enquanto outras permitem um ritmo mais leve.

No Brasil, a jornada de trabalho média é de 8 horas por dia, ou seja, 44 horas por semana, conforme estabelecido pela legislação trabalhista.

Isso coloca o país na 29ª posição no ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, no qual, mais de 70% dos brasileiros aprovam uma jornada de trabalho menor.

Embora o debate sobre a semana de 4 dias seja relevante, uma redução na jornada dos brasileiros ainda parece distante. Em outros países, porém, a carga horária já é menor.

Se você quer trabalhar menos ou tem curiosidade, conheça os 10 países com as menores jornadas de trabalho, segundo os dados da OCDE.

Holanda: média de trabalho de 29,2 horas por semana; Dinamarca: média de trabalho de 32,4 horas por semana; Alemanha: média de trabalho de 34,4 horas por semana;

Suíça: média de trabalho de 34,4 horas por semana; Irlanda: média de trabalho de 34,9 horas por semana; Áustria: média de trabalho de 35,5 horas por semana;

Itália: média de 35,6 horas por semana; Austrália: média de trabalho de 35,9 horas por semana; Suécia: média de trabalho de 35,9 horas por semana; França: média de trabalho de 36,1 horas por semana.