Pensão Por Morte: 6 documentos obrigatórios para solicitar
Muitas vezes quando pensamos na contribuição que fazemos todos os meses ao INSS, pensamos em uma futura aposentadoria, ou de algum auxílio caso seja preciso solicitar.
Entretanto, existe outro importante benefício que garantimos com as contribuições Previdenciárias, só que, neste caso, não é para nós, mas sim para nossa família, estamos falando claro da pensão por morte.
A pensão por morte se trata de um benefício previdenciário pago pelo INSS aos dependentes de um trabalhador que faleceu, ou que teve morte declarada na Justiça, como em casos de desaparecimento.
Documentos obrigatórios para pedir a pensão por morte
Para garantir o direito a pensão por morte, além de se encaixar nos requisitos apresentados anteriormente, será preciso ter em mãos os seguintes documentos:
Certidão de óbito ou documento comprovando
a morte presumida;
Caso o segurado tenha falecido devido a acidente
de trabalho, deverá ser apresentada a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
Documentos que atestem a condição de dependente
da pessoa que pede o benefício, como certidão de nascimento (para filhos), certidão de casamento (cônjuges), conta bancária conjunta (para pais e irmãos dependentes), etc.;
Documento pessoal com foto do segurado falecido;
Carteira de trabalho, ou carnê de recolhimento de
contribuição, ou outro documento que comprove a contribuição ao INSS;
Caso a pensão seja solicitada por um
representante ou procurador, será preciso apresentar a procuração ou termo de representação legal, além de documento de identidade com foto e CPF do procurador ou representante.