Pensão Por Morte: INSS divulga nova tabela de idade para receber
Tabela determina quanto tempo a pensão por morte durará para os dependentes do segurado falecido
Duração da pensão para os filhos
Existe uma tabela que determina a duração da pensão por morte para o cônjuge, entretanto, antes de falarmos dessa tabela, entenderemos como é a duração da pensão por morte para os filhos.
– Filhos: pensão será paga até os 21 anos, independente dele estar estudando ou não; – Filhos considerados inválidos (com alguma deficiência): durante todo o tempo da invalidez, independente da idade.
Nova tabela de duração da pensão por morte
No caso do cônjuge, existem três pontos que precisamos nos atentar, sendo eles:
O tempo de relacionamento: se o
casamento ou união estável tiver menos do que 2 anos de duração, a pensão por morte será de apenas 4 meses.
O Tempo que o falecido contribuiu com o INSS: caso
o falecido tenha realizado menos de 18 contribuições ao INSS, os dependentes terão acesso à pensão por morte por apenas 4 meses.
A idade do cônjuge no dia do falecimento do
segurado: chegamos na tabela da a duração da pensão por morte dependerá da idade do cônjuge no dia do falecimento do segurado, confira:
– –
Cônjuge com menos de 22 anos na data do óbito, a duração do benefício será de 3 anos; Cônjuge com idade entre 22 e 27 anos na data do óbito, a duração do benefício será de 6 anos;
– –
Cônjuge com idade entre 28 e 30 anos na data do óbito, a duração do benefício será de 10 anos; Cônjuge com idade entre 31 e 41 anos na data do óbito, a duração do benefício será de 15 anos;
– –
Cônjuge com idade entre 42 e 44 anos na data do óbito, a duração do benefício será de 20 anos Cônjuge com idade a partir de 45 anos na data do óbito, o benefício é vitalicio.