Depende! Isso porque, existem algumas regras que os brasileiros precisam
se atentar para ter direito ao auxílio-doença, as exigências gerais para ter acesso ao benefício são:
– Possuir qualidade de segurado; – Cumprir a carência mínima de 12 meses; e. – Estar com uma incapacidade temporária para o trabalho.
Contudo, é importante esclarecer que não é somente trabalhando de carteira assinada que ela pode ter acesso ao auxílio-doença não.
Assim sendo, você pode se tornar um segurado facultativo, aquele que realiza contribuições ao INSS por conta própria, se torna um segurado e ter a qualidade de segurado.
A grande vantagem de realizar contribuições mensais ao INSS como segurado facultativo, é que mesmo sem trabalhar de carteira assinada, você poderá ter acesso a todos os
benefícios Previdenciários, como o auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, etc.
Mesmo sem carteira assinada, é possível acessar benefícios como o auxílio-doença via contribuições ao INSS como segurado facultativo.
Para solicitar benefícios por incapacidade, é necessário passar por uma perícia médica e fornecer documentos médicos que comprovem a condição do trabalhador.
Também será preciso cumprir os demais requisitos como cumprir a carência mínima de 12 meses para ter acesso ao auxílio-doença.