Real digital: conheça a moeda virtual brasileira
O Real Digital será a primeira moeda virtual e oficial do Brasil. Em suma, a nova moeda será uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, todavia será transacionada exclusivamente em ambiente digital.
O Real Digital se classifica como Central Bank Digital Currency — ou moeda digital do banco central em uma tradução livre. Dessa forma, o Real Digital será produzido e também regulado pelo Banco Central do Brasil, seguindo regras e política monetária do país.
1. Como o Real Digital funcionará?
A nova moeda digital do país deve funcionar como meio de pagamento similar ao Pix. O Real Digital poderá ser acessado por uma carteira digital que será de responsabilidade dos bancos autorizados pelo Banco Central.
Inicialmente, a ideia é que a moeda possa ser utilizada em qualquer localidade do mundo, sem que seja necessário fazer uma conversão, o que poderá inibir crimes que acontecem com frequência no Brasil, como o de lavagem de dinheiro.
2. Vantagens do Real Digital
O Banco Central listou ainda as 10 maiores vantagens que os brasileiros terão em utilizar o Real Digital, vamos conferir:
Incentivar a inovação e a concorrência virtual; Inibir crimes financeiros, como lavagem de dinheiro; Garantir maior agilidade a transações nacionais e internacionais;
1. 2. 3.
Reduzir a emissão de papel-moeda; Facilitar o rastreamento do dinheiro; Facilitar a tributação; Poderá ser utilizada para efetuar compras no varejo;
4. 5. 6. 7.
Poderá ser utilizada em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão; Terá a mesma cotação em relação às outras moedas; Garantirá maior segurança jurídica e mais privacidade no compartilhamento de dados pessoais.
8. 9. 10.
3. Quando o Real Digital será lançado?
Conforme previsão do Banco Central, a ideia é que até o final de 2024 a nova moeda esteja à disposição da população.
No atual momento o Real Digital encontra-se em testes que se iniciaram no mês passado e deve seguir por pelo menos mais um ano inteiro.