Semana de trabalho no Brasil poderá ser reduzida de 5 para 4 dias
O Brasil será palco de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de 4 dias que acontecerá entre os meses de junho e dezembro de 2023.
O experimento em questão é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, e a brasileira Reconnect Happiness At Work que conduz diversos testes globais sobre os benefícios e impactos de uma carga de horário de trabalho reduzida.
Semana de trabalho de 4 dias
Nos meses de junho e julho a Reconnect oferecerá informações sobre o programa, para que qualquer empresa do país que demonstre interesse possa participar.
Não haverá pré-requisitos, como setor de atuação ou número de funcionários. Para participar do experimento é simples, basta que as empresas respondam a um formulário disponível no site 4dayweek.com/contact, para poder garantir acesso à mentoria.
As empresas interessadas podem se inscrever para o início do experimento no mês de agosto, onde começarão a ser preparadas
para adotar o modelo de trabalho em setembro. Lembrando que haverá um custo para participação do estudo, entretanto esses custos ainda não foram definidos.
O novo modelo de jornada de trabalho reduzida tem como finalidade melhorar a eficiência e bem-estar dos trabalhadores, assim como garantir um aumento na retenção de talentos, inclusive um aumento da receita.
Funcionamento da semana de quatro dias
O modelo a ser implementado para os participantes será do tipo 100-80-100, ou seja, será mantido 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
Indicadores relacionados ao estresse do trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e resultados financeiros e rotatividade serão avaliados ao fim do experimento.
A metodologia da iniciativa foi elaborada pela universidade americana Boston College. A instituição em questão cuida das pesquisas antes do início dos experimentos, da mesma forma como cuida das análises da implementação ao fim do projeto-piloto.