Situações que reduzem score de crédito e você não saiba
O score pode cair por dívidas e outros fatores menos conhecidos. Veja quais são:
Falta de variedade no histórico: usar apenas um cartão ou não movimentar crédito limita a análise do seu perfil financeiro, afetando sua pontuação.
Utilizar todo o limite de crédito: gastar o limite disponível nos cartões indica dependência de crédito, aumentando o risco de endividamento e reduzindo o score.
Pedidos frequentes de aumento de limite: solicitações constantes de aumento do limite podem demonstrar dependência financeira e maior risco de inadimplência.
Dados desatualizados no banco: manter informações desatualizadas, como renda, dificulta a análise do perfil e impacta negativamente seu score.
Vínculo com inadimplentes: ser avalista de alguém com dívidas pode prejudicar seu score, mesmo que você esteja em dia com seus pagamentos.
Ausência de histórico de crédito: quem nunca utilizou crédito enfrenta dificuldades para construir um histórico e pode ter um score baixo.
Como o score é composto? Segundo a Serasa, o score de crédito dos brasileiros é calculado com base nos seguintes critérios:
Pagamento de crédito: corresponde a 43,6%; Consulta para serviços de crédito/comportamento de consultas: corresponde a 19,3% Histórico das dívidas: corresponde a 13,7%;
Tempo de utilização do crédito: corresponde a 10,1%; Os créditos que possui contratados: corresponde a 7,9%; Pagamento das dívidas: corresponde a 5,5%.