FGTS é como uma conta poupança que deve ser utilizada apenas em emergências, como demissão ou aposentadoria. 

Trabalhador pode ter novas opções de saque do FGTS liberadas

Linha ondulada

No entanto, muitos acreditam que FGTS deve ser resgatado quando o trabalhador desejar, sendo assim, parlamentares estão estudando três propostas para flexibilizar o saque do fundo.

O projeto de lei 2.679/22 em tramitação permite o saque do FGTS para a compra de carros novos ou seminovos, seguindo regras similares ao saque para imóveis.

1. Saque do FGTS para comprar carro novo

Linha ondulada

A proposta visa auxiliar os cidadãos a realizar esse objetivo e está em análise nas comissões da Câmara dos Deputados. De acordo com informações do próprio do deputado,

a proposta está sendo analisada na Comissão de Trabalho e depois seguir para as Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, que fariam a análise final.

O Projeto de Lei 1.747/22 em tramitação na Câmara dos Deputados propõe permitir que o trabalhador que pedir demissão saque o FGTS.

2. Saque do FGTS para quem pede demissão

Linha ondulada

O autor do projeto, deputado Laercio Oliveira, argumenta que o trabalhador não deve arcar com o custo da rescisão e que é um direito consolidado.

A proposta está em análise nas Comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e Cidadania.

O projeto de lei (PL 807/2023) apresentado ao Senado permite que trabalhadoras vítimas de violência doméstica saquem o FGTS,

3. Saque do FGTS por mulher vítima de violência

Linha ondulada

conforme proposto pela senadora Jussara Lima. O objetivo é oferecer autonomia financeira às mulheres em situação de vulnerabilidade devido à violência doméstica.