10 alimentos para controlar o colesterol alto, segundo a Universidade de Harvard
A Universidade de Harvard, renomada instituição de pesquisa, recomenda uma série de alimentos que podem auxiliar no controle do colesterol alto
Manter os níveis de colesterol sob controle é crucial para a saúde cardiovascular. A Universidade de Harvard, renomada instituição de pesquisa, recomenda uma série de alimentos que podem auxiliar no controle do colesterol alto.
Devemos sempre lembrar que dietas ricas em alimentos saudáveis podem desempenhar um papel significativo na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). De acordo com a Universidade de Harvard, incorporar certos alimentos na sua dieta diária pode ajudar a alcançar esse equilíbrio.
No texto a seguir, selecionamos uma lista dos 10 principais alimentos recomendados pela a Universidade para controlar o colesterol alto de maneira eficaz e natural.
Aveia
A aveia é rica em fibra solúvel, ajuda a reduzir o colesterol LDL. A aveia contém fibras insolúveis e uma fibra solúvel chamada betaglucana, que ajuda a diminuir o colesterol. A betaglucana retarda o esvaziamento do estômago, o que promove a saciedade e inibe a absorção de gordura.
Cevada
A cevada assim como a aveia, é uma excelente fonte de fibra solúvel. A cevada também é uma fonte de fibra, que impulsiona a saúde do coração ajudando a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Especificamente, o grão possui um tipo de fibra chamada beta-glucana, que contribui na redução do colesterol LDL — o colesterol ruim.
Feijão
O feijão é uma ótima fonte de fibras solúveis que ajudam a eliminar o colesterol do corpo. O feijão é bom para o colesterol, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol total e LDL (ruim). O alimento é rico em fibras solúveis, que reduzem a absorção do colesterol LDL na corrente sanguínea.
Nozes
Comer 60 gramas de nozes por dia pode reduzir o LDL em até 5%. O consumo de nozes e castanhas podem trazer bons benefícios para sua saúde. Além de prevenir contra as doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, elas promovem a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom colesterol (HDL), e atua na prevenção do entupimento dos vasos sanguíneos.
Frutas Cítricas
As frutas cítricas são ricas em fibra solúvel, elas ajudam a reduzir o colesterol ruim. Frutas cítricas são boas para o colesterol, pois são ricas em fibras solúveis e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.
As frutas cítricas, como a laranja, o limão e a tangerina, são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Óleos Vegetais
Os óleos vegetais podem substituir gorduras saturadas por óleos vegetais líquidos, como canola e girassol, ajuda a diminuir o LDL. Os óleos vegetais, produzidos a partir da soja, do milho, da canola e do girassol, abaixam o colesterol ruim e são ricos em ômega 6, mas são pró-inflamatórios e alguns estudos apontam para um aumento das chances de infarto.
Soja
Incluir 25 gramas de proteína de soja por dia pode reduzir o colesterol LDL em até 6%. Alimentos à base de soja também fornecem outros nutrientes úteis, como gorduras boas, chamadas gorduras monoinsaturadas, vitaminas, minerais e fibras. Se você substituir produtos de origem animal por soja, essa troca — e não a soja em si — pode reduzir seu colesterol.
Salmão
Peixes gordos ricos em ômega-3, que ajudam a diminuir o colesterol LDL e proteger o coração. O salmão é bom para o colesterol, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL).
O ômega-3 é um agente anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Berinjela
A berinjela é um vegetal de baixo valor calórico, bom fonte de fibra solúvel. O vegetal possui propriedades capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL). Também diminuir a pressão sanguínea e combater os efeitos gordurosos dos alimentos no sangue.
Leia também | Conheça os 7 países com as menores populações do mundo
Quiabo
O quiabo é um vegetal rico em fibra solúvel que pode auxiliar no controle do colesterol. As fibras do quiabo diminuem a absorção de gorduras no intestino, o que ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue.
O quiabo é fonte de vitamina C e betacaroteno, nutrientes que impedem a oxidação das células de gordura.
O quiabo também contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial, beneficiando o coração.
Comentários estão fechados.