Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 coisas que a classe média não conseguirá mais pagar daqui a 10 anos

O dia a dia dos brasileiros passará por grandes mudanças, principalmente a da classe média, que terá problemas para manter o padrão de vida

O mundo vem evoluindo com muita velocidade, criando pressões econômicas, sociais e tecnológicas. Com isso, o dia a dia dos brasileiros também passará por grandes mudanças, principalmente a da classe média, que terá problemas para manter o padrão de vida. Isso porque com o aumento do custo de vida e a estagnação dos salários, muitas das comodidades e serviços que hoje são considerados acessíveis podem se tornar luxos no futuro.

No seguir, falaremos de 10 itens e serviços que a classe média pode não conseguir mais pagar daqui a 10 anos.

Educação privada de alta qualidade

A educação privada de alta qualidade fornece aos alunos as competências necessárias para que se tornem produtivos economicamente, contribuam para sociedades democráticas e pacíficas, e melhorem o seu bem-estar individual.

O custo das mensalidades escolares e universitárias pode aumentar significativamente, tornando a educação privada um privilégio inalcançável para muitos.

Aposentadoria

A aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros que querem, depois de muitos anos de trabalho, poder descansar e aproveitar a vida viajando. No entanto, poupar para a aposentadoria pode se tornar cada vez mais desafiador devido ao aumento do custo de vida e à estagnação dos salários.

Internet de alta velocidade e serviços de streaming

Atualmente a classe média consegue ter um certo conforto, pode usufruir de várias plataformas de streaming. Porém, os preços desses produtos podem continuar a subir, tornando-os menos acessíveis para muitas pessoas.

Serviços de bem-estar e fitness personalizados

O brasileiro pertencente a classe consegue contratar os serviços particulares de Profissional Trainer. Porém, isso pode mudar no futuro. Treinadores pessoais e consultas com nutricionistas podem se tornar um luxo reservado para a classe alta.

Cuidados médicos especializados

Excelentes tratamentos médicos é um privilégio da classe alta atualmente. No entanto, isso pode mudar no futuro. Tratamentos para condições complexas ou raras podem se tornar mais caros e menos cobertos por seguros de saúde.

Viagens internacionais

A classe média ainda pode se dar ao luxo de passar suas férias fora do Brasil. No entanto, o custo das passagens aéreas e hospedagem pode aumentar, tornando as viagens internacionais menos acessíveis para esta classe.

Leia também | Escala 6×1, jornada de 6h de trabalho por dia; o que mais pode mudar no Brasil?

Produtos de beleza e cosméticos de marca

Os produtos de beleza estão ficando caros e no futuro poderá ser mais difícil para a classe média ter acesso a esses produtos. Cremes anti-idade e tratamentos estéticos podem se tornar desafiadores para essas pessoas em um futuro próximo. 

Moradia em bairros seguros

Todos nós sabemos que atualmente morar em bairros seguros tem suas vantagens e também altos custos. O aumento dos preços dos imóveis pode dificultar o acesso a moradias em áreas consideradas mais seguras.

Lazer e entretenimento privados

A classe média ainda tem poder aquisitivo para ter acesso a ingressos para eventos culturais, shows e eventos esportivos. No entanto, no futuro, essa realidade pode mudar, ficando difícil poder ter esse tipo de lazer.

Cuidados com a casa terceirizados

Serviços domésticos como limpeza e manutenção podem se tornar mais caros. Ter uma empregada doméstica, uma faxineira contratada pode ser um luxo que a classe média não conseguirá pagar no futuro.

Comentários estão fechados.