Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 coisas que as pessoas mais desperdiçam dinheiro

Esquecemos de perceber o quanto pequenas despesas e hábitos cotidianos podem se acumular e impactar nosso orçamento

Muitas vezes o nosso dinheiro acaba tão rápido que nem nos damos conta. Isso pode acontecer por causa de gastos desnecessários. Esquecemos de perceber o quanto pequenas despesas e hábitos cotidianos podem se acumular e impactar nosso orçamento. 

Você já parou para pensar que certas situações poderiam ser evitadas? Que poderia economizar uma quantia significativa ao longo do tempo. Neste texto, vamos te ajudar a descobrir como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no seu bolso.

Alguns brasileiros gostam de manter um padrão de vida que está acima do seu orçamento. São esses tipos de comportamento que acabam fazendo seu dinheiro “desaparecer”. Para te ajudar a evitar gastos desnecessários, listamos 10 coisas em que as pessoas frequentemente desperdiçam dinheiro.

Taxas Bancárias

Pagamentos de taxas desnecessárias em contas correntes e cartões de crédito. Para evitar gastos desnecessários, é importante ler o contrato de abertura da conta e verificar quais tarifas estão incluídas. O banco só pode cobrar valores do cliente se ele tiver sido informado sobre o serviço a ser incluído.

Assinaturas Não Utilizadas

Serviços de streaming, revistas, academias e outros que não são efetivamente utilizados. Alguns brasileiros pagam por um serviço que geralmente não usam. Isso pode ser hábito que vai te fazer jogar dinheiro fora.

Alimentação Fora de Casa

Comer em restaurantes ou pedir delivery com frequência. No entanto, comer fora de casa pode ser mais barato para quem vive em grandes cidades, pois os gastos com mobilidade para ir e voltar do trabalho ou estudos podem aumentar os custos de comer em casa. 

Juros de Dívidas

Pagar apenas o mínimo do cartão de crédito ou atrasar pagamentos, acumulando juros altos. Pagar apenas a tarifa mínima do cartão de crédito pode parecer uma solução conveniente no curto prazo, mas pode levar a problemas financeiros sérios a longo prazo.

Compras por Impulso

Aquisições feitas sem planejamento ou necessidade real. Sempre que sair para fazer compras, leve uma lista do que realmente precisa. Isso ajuda a evitar comprar itens desnecessários. Estabeleça um valor máximo que pode gastar em cada ida às compras e tente não ultrapassar esse limite.

Roupas de Marca

Gastar excessivamente em roupas e acessórios de grife. Muita gente gosta de comprar roupas de marca para demonstrar status social e causar boa impressão. No entanto, é preciso saber se isso está dentro do seu orçamento.

Roupas de marca podem ser uma tentação devido ao apelo do prestígio e da qualidade associada, mas também podem representar um gasto significativo e muitas vezes desnecessário.

Leia também | Carreiras em alta para 2025: Profissões que devem liderar as contratações

Tecnologia de Última Geração

Comprar os lançamentos mais recentes de gadgets e eletrônicos, mesmo quando o antigo ainda funciona bem. Os dispositivos de última geração geralmente vêm com um preço alto, muitas vezes superior ao de versões anteriores que ainda atendem bem às necessidades.

Carro Novo

Trocar de carro com frequência ou comprar modelos mais caros sem necessidade. Comprar um carro novo é um grande investimento e pode representar um gasto significativo que muitas vezes não é necessário.

Produtos de Conveniência

Itens como água engarrafada, café na rua ou comidas prontas. Produtos de conveniência são itens que compramos para facilitar nosso dia a dia, mas que frequentemente custam mais do que suas alternativas.

Taxas de Saques e Transferências

Usar caixas eletrônicos de outros bancos ou transferências com tarifas. Cada banco tem suas próprias taxas para saques e transferências. Verifique a tabela de tarifas do seu banco para entender quais são as cobranças e como evitá-las.

Comentários estão fechados.