Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 coisas que ficarão caras demais para as famílias de classe média

As famílias de classe média podem enfrentar alguns desafios financeiros nos próximos anos, perdendo acesso a alguns produtos e serviços

Num mundo onde o cenário financeiro está em constante mudança, a classe média encontra-se muitas vezes numa posição precária. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a classe média está cada vez mais endividado e inadimplente no Brasil.

Muitos estudos parecem concordar com o aumento da riqueza entre os mais ricos, as lutas econômicas de famílias mais pobres e o grande endividamento e inadimplência da classe média, o que fará com que, claro, a classe média experimente mudanças significativas no estilo de vida nos próximos anos.

Como o maior impacto está atrelado a classe média, tendo em vista que os mais ricos continuaram mais ricos, os pobres, ainda que passem por dificuldades financeiras, poderão contar com apoios de programas do governo, como o Bolsa Família, pessoas de classe média precisam se atentar a alguns impactos para a próxima década.

Isso porque, existem tendências que esperam que milhares de famílias de classe média percam acesso a diversos produtos e serviços que, ainda hoje, são palpáveis para este grupo. Vamos conhecer a seguir alguns dos itens que indivíduos de classe média poderão perder acesso em alguns anos.

Leia também | 6 sinais de que você realmente chegou à classe média

Coisas que famílias de classe média perderão acesso

É extremamente importante esclarecer que prever exatamente quais itens as famílias de classe média não poderão mais comprar nos próximos anos é uma tarefa desafiadora, uma vez que muitos fatores, como avanços tecnológicos, mudanças econômicas e políticas, podem influenciar os preços e a disponibilidade de produtos.

No entanto, é possível especular sobre algumas áreas que podem enfrentar desafios de acessibilidade financeira. Lembre-se de que essas são conjecturas e não previsões definitivas.

1. Imóveis urbanos em bairros melhores: Com o contínuo crescimento populacional e a urbanização, o preço dos imóveis em bairros considerados melhores, mais “elitizados” pode aumentar, tornando a compra de propriedades mais difícil para algumas famílias de classe média.

2. Tratamentos médicos especializados: Com o avanço da ciência médica, os tratamentos se tornarão cada vez mais sofisticados, e também mais caros, o que poderão se tornar inacessíveis para classe média, uma vez que os planos de saúde podem não cobrir todos os custos.

3. Compra de carros 0km: Com os altos preços dos veículos, a exemplo do Brasil que hoje, não possuí mais nenhum carro zero abaixo dos R$ 70 mil, fará com que muitos indivíduos de classe média percam o poder de comprar um veículo novo, tendo que optar por veículos seminovos.

4. Viagens: A classe média é conhecida por ser um grupo de pessoas que organizam viagens ao menos uma vez por ano, no entanto, com o grande endividamento dessa classe socioeconômica, as pessoas poderão ter cada vez menos opções de viagens.

5. Novos gadgets tecnológicos: Os gadgets tecnológicos, como os mais recentes smartphones, laptops e dispositivos domésticos inteligentes, são lançados com preços elevados. Com o rápido avanço tecnológico, mante-se atualizado com os gadgets mais recentes se tornará um desafio para o orçamento da classe média.

6. Mobilidade urbana sustentável: Veículos elétricos e bicicletas elétricas, que são opções mais sustentáveis de mobilidade, podem ter preços mais elevados, afetando a acessibilidade para a classe média.

7. Produtos de beleza de alta tecnologia: Dispositivos e produtos de beleza inovadores, como tratamentos de pele de última geração, podem ter preços elevados, limitando seu acesso.

8. Novos serviços de streaming: Atualmente temos cada vez mais serviços de streaming sendo lançados, como consequência, indivíduos de classe média estão enfrentando dificuldades no orçamento para manter todas as plataformas em dia, e com novos produtos sendo lançados, muitos deles vão ficar de fora desse grupo de pessoas, que terão que escolher por um ou por outro.

9. Educação privada de qualidade: Embora a classe média seja conhecida por ter seu filhos frequentando escolas particulares, escolas multi-idiomas e escolas com aulas específicas se tornarão muito caras, logo, esses indivíduos continuarão escolhendo o ensino privado, mas seus filhos não terão acesso as melhores instituições de ensino, pois estas instituições terão mensalidades cada vez mais caras.

10. Alimentos orgânicos e especiais: À medida que cresce a consciência sobre sustentabilidade e saúde, aumenta-se também a procura por produtos orgânicos e especiais. Contudo, esses produtos tendem a ter preços mais elevados que os convencionais, podendo ser demasiadamente caros demais para o orçamento da classe média.

Comentários estão fechados.