Na hora em que vamos escolher qual curso vamos fazer, vários fatores podem pesar na balança, seja a área a qual mais nos identificamos, a renda que determinada profissão pode gerar, e a possibilidade de conciliar tanto algo que se gosta com uma atividade que pode garantir uma estabilidade financeira.
Mesmo com as mais diversas análises que podemos fazer na hora de escolher um curso para se fazer. Naturalmente, muitas pessoas estão suscetíveis a se arrepender da sua escolha, isso, mesmo tendo passado vários fatores que fizeram com que cada um escolhesse sua área de atuação.
Para ajudar você a entender melhor quais são os cenários ideais, vamos apresentar uma pesquisa realizada pela ZipRecruiter, plataforma de empregos muito famosa nos Estados Unidos, ao qual ouviu centenas de formados que estavam em busca de um novo emprego.
Os dados foram surpreendentes, isso porque 44% das pessoas que tinham diploma de nível superior, se arrependeram da área de estudo que escolheram. Com relação aos cursos universitários com maior número de arrependidos temos profissionais da área de comunicação, educação, marketing, letras e jornalismo.
Outro dado interessante da pesquisa é que, segundo a maioria dos arrependidos pelo diploma que possuem, afirmaram que se pudessem voltar no tempo, migrariam para a área de ciência da computação ou administração.
Confira a seguir a lista com os 10 cursos que as pessoas mais se arrependem de ter feito e quantos por cento dessas pessoas se arrependem da escolha que fizeram:
Leia também | 10 cursos de graduação que podem acabar até 2030
Se você se arrependeu do curso superior que fez, existem algumas opções que você pode considerar:
Avalie o motivo do seu arrependimento: Pense em quais aspectos específicos do curso estão causando o seu arrependimento. Qual é o conteúdo do curso que não lhe interessa? As perspectivas de carreira não são atraentes? Compreender os motivos ajudará você a tomar uma decisão mais informada.
Pesquise outras opções: Faça uma pesquisa sobre outros cursos ou áreas de estudo que despertem o seu interesse. Considere suas paixões, habilidades e metas futuras. Analise cuidadosamente as possibilidades e veja se há algo que se alinhe melhor com seus interesses e objetivos.
Fale com profissionais e orientadores de carreira: Busque orientação profissional. Converse com profissionais que atuam nas áreas de interesse e peça concelhos sobre o curso que você deseja seguir. Eles podem compartilhar informações valiosas sobre o mercado de trabalho, oportunidades e desafios.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…