Moramos no planeta Terra e achamos que somos únicos no universo. Porém, existe a curiosidade de saber se existem vidas em outros planetas. No entanto, a Terra vem passando por grandes mudanças no clima, sendo afetada pela poluição, desmatamento, perda de biodiversidade e esgotamento de recursos naturais.
No texto a seguir falaremos sobre as curiosidades sobre o nosso planeta que talvez nem tenha passado pela nossa imaginação.
Todos nós acreditamos que a Terra é uma esfera perfeita, porém, não é bem assim, ela não tem essa forma exata. Nos pólos, a Terra é achatada, então sua forma é mais precisamente chamada de “esferoide achatado”.
Como em outros planetas, o efeito da gravidade e da força centrífuga produzida pela rotação em seu eixo gera achatamento polar e alargamento equatorial. O diâmetro da Terra no equador é cerca de 43 km maior do que o diâmetro de polo a polo.
Só para você imaginar, cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água. São oceanos, mares, lagos, rios, geleiras e até mesmo pântanos. Mas um fato chama atenção, 97% dessa água é salgada e está nos oceanos. Sendo assim, nosso planeta possui apenas uma pequena fração de água doce, disponível para consumo humano e outras necessidades.
Segundo uma publicação da BBC News Brasil, a fronteira entre a atmosfera e o espaço é conhecida como a Linha Karman, que fica 100 km acima do nível do mar. Apenas acima dessa altitude, consideramos que estamos no espaço exterior.
O nosso planeta é o quinto maior do sistema solar e o mais denso. O núcleo da Terra é composto principalmente de ferro e níquel. Acredita-se que o planeta seja uma bola sólida com um raio de cerca de 1.200 km.
Ele é composto principalmente de ferro, que representa cerca de 85% de seu peso, e níquel, que representa cerca de 10% do núcleo.
A Terra é o único corpo celeste onde encontramos vida. Até agora, catalogamos cerca de 1,2 milhão de espécies animais, mas acredita-se que esse número seja apenas uma pequena fração do total.
Os cientistas chegaram à conclusão, em 2011, que o mundo natural continha cerca de 8,7 milhões de espécies como um todo. A Terra foi formada há cerca de 4,5 a 4,6 bilhões de anos. A idade do planeta foi estimada através da técnica de datação radiométrica.
A formação do planeta ocorreu a partir de uma nuvem de gás e poeira que se contraiu devido à gravidade, dando origem ao Sol e aos planetas do Sistema Solar.
A força do campo gravitacional não é uniforme em todos os lugares da Terra. Devido à distribuição desigual de massa e à forma não esférica, a gravidade varia sutilmente.
Quando nos movemos do equador em direção aos pólos, a intensidade do campo gravitacional aumenta gradativamente, porém, nós nem conseguimos perceber.
Por ser um planeta de extremos, a Terra apresenta grande altitude, ventos velozes e baixa umidade. No entanto, essas áreas podem esconder paisagens deslumbrantes.
O local com a temperatura mais alta já registrada é o Death Valley, nos EUA, onde em 10 de julho de 1913 o termômetro registrou 56,7 °C.
Já o lugar mais frio da Terra, segundo uma edição do Guinness World Records, é a Estação Vostok, com temperaturas que já chegaram a -89°C.
A Grande Barreira de Corais, localizada na costa da Austrália, é a maior estrutura isolada formada por organismos vivos do planeta, a ponto de ser a única que pode ser vista do espaço. Em 1981, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Tem coisas que o ser humano normal nem imagina, por exemplo, a superfície do nosso planeta está em constante mudança. Isso porque existe uma movimentação de placas. Elas também são responsáveis pela formação de montanhas, atividade sísmica e vulcões.
As placas desempenham um papel essencial na regulação da temperatura da Terra, contribuindo para a reciclagem de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, através da renovação permanente dos fundos oceânicos.
Leia também | Trabalhador CLT: novas regras para os Atestados Médicos começam a valer em novembro
Você sabia que o nosso planeta possui um escudo protetor? Trata-se de um campo que atua como um escudo contra o bombardeio contínuo de partículas de alta energia do Sol. Este campo se estende desde o núcleo interno da Terra até onde se encontra o vento solar.
O mais interessante é que esse campo magnético consegue ajudar alguns animais a se orientarem, como também nos ajuda, quando estamos utilizando a bússola.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…